Você esta aqui
Home > Notícias > ‘Quem não dá espaço para crianças e adolescentes não deve trabalhar com eles, porque não sabe trabalhar’

‘Quem não dá espaço para crianças e adolescentes não deve trabalhar com eles, porque não sabe trabalhar’

Projeto Legal participa da X Conferência do Cedca, no RJ

A Organização de Direitos Humanos Projeto Legal marcou presença na X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, que aconteceu nos últimos dias 30 e 31 de julho. A coordenadora executiva Monica Alkmim foi uma das palestrantes desta quarta-feira (31).

Em sua fala, ela destacou a importância de as pessoas participarem ativamente dos conselhos em seus respectivos municípios, e não somente nas conferências estaduais.

“Conferência, como o próprio nome já diz, tem por objetivo conferir as políticas [públicas] e o que está acontecendo. Política acontece nos municípios, nos territórios. Se as pessoas aqui presentes participam ativamente dos seus conselhos municipais, isso é perfeito!!! Mas, se participam somente a cada três anos das conferências, isso não é legal. O objetivo aqui é discutir como a política em seu município está transformando a realidade”, destacou Monica Alkmim.

Em seu discurso, Monica criticou a falta de políticas públicas efetivas para combater os homicídios cometidos contra crianças e adolescentes.

“Quando a gente fala de uma política [pública] de enfrentamento aos homicídios de crianças e adolescentes, não é só tirar a arma de quem mata a criança. É discutir o que está acontecendo, quais são os conceitos e responsabilidade, quer seja dos gestores públicos, da sociedade civil ou da sociedade como um todo”, criticou.

“Somos todos defensores dos direitos humanos. Dar espaço de participação para a criança e adolescente não é na conferência, mas na vida. É no dia a dia. Quem não dá espaço não deve trabalhar com criança e adolescente, porque não sabe trabalhar”, completou Monica Alkmim, que também representou o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) na condição de coordenadora nacional.

O evento foi promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CEDCA) e contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada dos municípios fluminenses.

* Reportagem e fotos: Diego Francisco

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top