Você esta aqui
Home > Mídia > Advogado do Projeto Legal comenta em entrevista decisão do STF de negar suspender artigos do ECA

Advogado do Projeto Legal comenta em entrevista decisão do STF de negar suspender artigos do ECA

O advogado da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal Carlos Nicodemos concedeu entrevista ao programa Revista Rio, da Rádio Nacional, no último dia 9 de agosto, comentando a decisão unânime dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que negaram, no dia anterior (8), o pedido feito pelo Partido Social Liberal (PSL) para que alguns artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) fossem suspensos. Ele também é advogado do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).

Na ação, de 2005, a legenda defendia a apreensão de crianças e adolescentes que vivem em situação de rua para averiguação, mesmo sem o flagrante de ato infracional. A detenção sob tal condição é proibida pelo ECA. Além disso, o PSL também contestou a possibilidade de internação apenas em casos de grave ameaça ou violência ou em caso de repetição de atos infracionais.

O entrevistado destacou que além do ECA, que é de 1990, a Constituição, de 1988, já garantia a proteção e os direitos de crianças e adolescentes.

“Antecede ao Estatuto da Criança e do Adolescente a nossa Constituição Federal, que, em seu artigo 227, reconhece a criança e o adolescente como cidadão. Eles gozam de todos os direitos constitucionais, além dos especificamente direcionados a eles no ECA. O direito de ir e vir é o direito à liberdade. Mais do que isso: é bom registrar que estamos fazendo 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU, e o Brasil é signatário e foi o primeiro país a assiná-la. O direito de liberdade é um direito de todo o cidadão, desde que não esteja praticando nenhuma infração penal ou que justifique de alguma forma uma ameaça à própria integridade ou à integridade de terceiros estar ou permanecer em local público. O que nos chama atenção é a insistência de querer resolver questões através de leis, editando outras leis, esquecendo de questões que dão respostas a isso, como o Plano Nacional de Convivência Familiar e da Situação de Crianças em Condição de Rua”, criticou Nicodemos.

Cabe destacar que apenas recolher os adolescentes e colocá-los no sistema socioeducativo não é uma solução, tendo em vista que esses estabelecimentos não dispõem de infraestrutura adequada, ademais a superlotação.

Para o ministro Gilmar Mendes, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 3.446, esse tipo de apreensão violaria o Estado Democrático de Direito e se caracterizaria numa ‘política higienista’, por reduzir os direitos de crianças e adolescentes.

* Reportagem e foto: Diego Francisco

Ouça a entrevista completa

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top