Você esta aqui
Home > Editorial > Movimentos Reivindicatórios Atuais

Movimentos Reivindicatórios Atuais

 

Passamos as últimas semanas falando bastante sobre o político do país. Falamos de participação popular e conselhos populares. Falamos do judiciário brasileiro e em como ele tem deixado bem a desejar sua imparcialidade. Falamos também do papel da mídia e dos perigos de uma grande mídia assumir papel partidário. E, por último, falamos do Impeachment que está colocando toda nossa nação para jogo.  

Definitivamente não é um cenário de fácil entendimento. É um momento complexo e que poderá significar muitas mudanças para nosso país. Toda a imprensa internacional está preocupada com a ameaça de golpe no Brasil. Uma Presidenta democraticamente eleita e sem nenhuma acusação concreta de corrupção pode ser deposta por um jogo político. O momento é denso e preocupante, porém mais preocupante ainda é essa onda de ódio e fascismo que cresce cada vez mais.

Os movimentos pró-impeachment, apoiados pela gigante Rede Globo, ocuparam as ruas. Mas não somente ocuparam as ruas para reivindicar, protestar e exigir respostas; ocuparam também as ruas com ódio. Uma onda de ódio estava sendo explicitamente estimulada. Pessoas que passassem de vermelho por essas manifestações, apanhavam. Pessoas que não aceitavam o convite de participar também apanhavam. Não há um diálogo, apenas ódio. Não é possível pensar diferente ou discordar que o ódio aparece.  

Continuamos sem diálogo. É absurdo e inaceitável que queiram dividir o país entre verde-amarelo e vermelho. O Brasil é um só. O discurso se repete, é contra a corrupção. Mas, caros ouvintes, nós perguntamos: quem é a favor da corrupção? Isso mesmo, ninguém! Precisamos elevar o diálogo, precisamos aprofundar o debate para além de vilões versus mocinhos.

No último ano, surgiu no Brasil o Movimento Brasil Livre. Um movimento que se propõe a mobilizar indivíduos para um ativismo em favor da liberdade, da justiça e de uma sociedade mais próspera. Um movimento que surge em meio a uma grande crise capitalista. Um movimento que se propõe a lutar na agenda governamental pela priorização das demandas do lucro e do empresariado. É um movimento típico neoliberal que se aproveita da crise institucional nacional para exigir  a diminuição do Estado na economia e na vida da população.

É um movimento que deixa bem claro para que veio. É suprapartidário e diz pretender acabar com o inchaço da máquina estatal. Visa montar uma bancada liberal independente que possa garantir os privilégios da burguesia. Tem um lado bem definido e esse lado é o lado do empresariado. O empresariado que tem como agenda principal liquidar os direitos trabalhistas e privatizar tudo quanto for possível no país. Afinal, o apoio da Fiesp a esses atos já deveria nos dizer muita coisa.

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a principal federação patronal do país, que foi um dos grandes nomes apoiadores do golpe de 1964, e que está no fronte de linha desses protesto é para, no mínimo, despertar muitas desconfianças.

É importante não se deixar cair nessa canalização da insatisfação com a crise econômica e política. É preciso uma saída sobretudo limpa e independente para a população. Não podemos aceitar impeachment sem razão, comandado por um dos maiores corruptos da história deste país. O ódio não poderá prevalecer ao amor. Vamos discutir, vamos debater e vamos lutar por um Brasil melhor, mas vamos fazer tudo isso com muito amor.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top