O Projeto Legal informa à sociedade o encerramento do mandato da Mônica Alkmim como conselheira representante da sociedade civil no CEDCA/RJ – Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Estado do Rio de Janeiro, concluído na última quarta-feira, 22 de outubro de 2025, durante Assembleia Ordinária realizada presencialmente na Defensoria Pública do Estado, no Centro do Rio.
Um ciclo de contribuição e enfrentamento
Durante o mandato 2023-2025, a conselheira atuou com firmeza na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, contribuindo para avanços na formulação, fiscalização e monitoramento das políticas públicas no Estado. Sua atuação esteve alinhada com os princípios históricos do Projeto Legal: participação social, proteção integral e protagonismo juvenil.
A última assembleia contou com uma pauta estratégica para o sistema de garantia de direitos, incluindo:
-
Aprovação de Atas
-
Deliberação da Política Estadual de Atendimento Socioeducativo
-
Apresentação e Avaliação do Mandato 2023/2025
-
Encerramento com participação de adolescentes do CPA

Na foto: Guilherme Henrique integrante do CPA, as conselheiras Ana Paula Rodrigues, Monica Alkmim, a Defensora Publica Eufrasia Maria e a Conselheira Paloma Lopes.
Mandato marcado pela coragem
O ciclo se encerra com o reconhecimento público de que foi um período de intensa resistência por parte da representação da sociedade civil. Mesmo diante de barreiras institucionais, denúncias e situações desafiadoras ao longo do último ano, a atuação de Mônica foi marcada:
✅ Pela defesa das garantias legais já conquistadas
✅ Pelo posicionamento ético diante de retrocessos
✅ Pela escuta ativa de crianças, adolescentes e organizações sociais
Gratidão e continuidade
O Projeto Legal agradece e reconhece a dedicação de Mônica Alkmim ao longo desses dois anos de mandato. A experiência acumulada fortalece ainda mais nossa atuação e reafirma nosso propósito de seguir vigilantes e atuantes no Sistema de Garantia de Direitos.
