Você esta aqui
Home > Notícias > Com apoio da Holanda, site pró-LGBTI é lançado no Rio

Com apoio da Holanda, site pró-LGBTI é lançado no Rio

Aconteceu na noite dessa quarta-feira (27/3) o lançamento do site Pajubá (www.pajuba.com.br), uma plataforma pró-LGBTI que pertence ao Escritório NN Advogados, na cidade do Rio de Janeiro. A inauguração contou com o apoio do governo dos Países Baixos e da Câmara de Comércio LGBT do Brasil. O evento foi realizado na residência do cônsul da Holanda no Rio de Janeiro, Roland Martin, em Ipanema, bairro da Zona Sul.

O site está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol) e contém informações como o endereço da Delegacia de Apoio ao Turista no Rio de Janeiro e orientações ao público LGBTI, entre outras.

“A Holanda é um dos países mais progressistas em relação ao tema de direitos iguais para os LGBTIs. O meu país foi o primeiro a permitir o casamento formal entre pessoas do mesmo sexo. Hoje em dia, esses casais têm direitos iguais aos demais. Nos vemos como uma sociedade bem progressiva nesse sentido (…); acho que no Brasil existe mais ou menos a mesma percepção, porque no Rio e em São Paulo acontecem anualmente as maiores paradas gay do mundo. Porque o Rio é uma cidade preferida por turistas da comunidade LGBTI. E por causa do cantor e ícone Pabllo Vittar, bem conhecido também. Mesmo assim, ainda temos muitos desafios: pesquisas na Holanda mostram que a grande maioria dos holandeses respeita casais homossexuais. Porém, essa porcentagem baixa bastante quando se trata de pais aceitando os próprios filhos na comunidade LGBTI (…); nosso objetivo tem sido aumentar a aceitação dos LGBTIs e estamos junto nisso, na Holanda, no Brasil e mundialmente”, declarou o cônsul Roland Martin.

“Gostaria de agradecer a hospitalidade do ‘nosso’ cônsul Roland Martin, que cedeu sua residência para fazermos este evento, e agradeço a vinda de todos (…); acho que a ideia do nosso escritório (NN Advogados), com a Câmara LGBT de São Paulo, é afirmar os direitos LGBTI, no sentido positivo. Porque é o turismo, o investimento, a comunicação entre culturas é importante, é uma forma de fazer as pessoas se compreenderem. Mas, também existe um outro lado, por estar em outro país como turista, principalmente LGBTI, quando não se conhece as regras, as normas e os costumes, e a pessoa possa se sentir segura e acolhida no ambiente que está visitando. Com esse entendimento, veio a ideia de lançar um portal que seria divulgado em vários lugares, inclusive hotéis e companhias de viagens. Nessa conjuntura política atual do Brasil, é importante continuar afirmando os direitos das minorias (…); o nosso escritório está apoiando essa ideia, nós temos uma história de direitos humanos de longa data”, expressou o advogado Frans Nederstigt, que é cidadão holandês, do Escritório NN Advogados.

“Quero agradecer demais ao cônsul por nos receber em sua casa e por fazer o que muitas vezes o poder público nacional não faz, que é o de abraçar causas, por mais que lutemos diariamente. E agradecer também ao Escritório NN Advogados. (…) Queremos avançar com essas questões, porque o turismo é de suma importância para todos os mercados. É um grande empregador, é a mola propulsora para que todos os países consigam fazer com que o respeito ao outro seja realidade. O turismo é um grande transformador da sociedade (…); o objetivo hoje não é lançar o portal pronto, mas mostrar essa ferramenta de forma inicial, porque sempre estaremos melhorando e trazendo novas informações. Queremos fazer isso de forma colaborativa, chamando todos os consulados e movimentos sociais para que participem (…)”, agradeceu o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes.

“A nossa caminhada vem desde 2017 na construção dessa ferramenta, o ‘Pajubá’, que, inclusive, foi tema do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2018. Nos apropriamos desse termo, porque buscamos nas origens do dialeto Nagô Oyo, em ioruba, que significa um conjunto articulado de falas, palavras, sentimentos e que combina a força de um segmento, que é o segmento LGBT, que tem um recorte profundo nas questões relacionadas a religiões de matriz africana e que traduz a vontade, o desejo de falar, articular e de reunir palavras e sentimentos numa ferramenta (…); a ideia é que possamos percorrer o circuito do turismo, de que é possível dialogar. Em 2016, a 9ª Conferência Internacional de Negócios e Turismo LGBT da América Latina, na Argentina, elegeu o Rio de Janeiro como o principal destino do turista LGBT”, explicou o advogado Carlos Nicodemos, advogado do Escritório NN Advogados.

“Pela primeira, nós, LGBTI, ocupamos um espaço como esse (de um consulado estrangeiro). Lutamos para que essa população tenha o mínimo de atendimento nas políticas públicas do nosso país, estado e cidade. Não tem sido fácil, porque não temos uma política efetiva e específica para atender esse público”, comentou o presidente do Grupo Arco-Íris, Almir França.

Durante o evento, o diplomata holandês foi presenteado com uma peça de azulejo decorativa, uma espécie de placa pelo reconhecimento de luta pela causa LGBTI.

Na ocasião, ocorreu um desfile com drag queens, sob o comando da drag Lorna Washington, ícone das boates gays cariocas do século XX.

Entre os mais de 50 convidados estavam diplomatas, representantes de órgãos públicos estadual e municipal, além de lideranças de movimentos sociais.

O nome do portal foi inspirado no pajubá, um dialeto dentro da língua portuguesa comumente utilizado por praticantes de religiões afro-brasileira e pela comunidade LGBT. No ano passado, uma das questões do Enem sobre o conceito de linguagem foi motivo de polêmica, além de ter recebido críticas por parte do presidente Jair Bolsonaro, que reivindica o direito de analisar o questionário deste ano, algo inédito na história do Brasil, já que nunca um presidente da República teve acesso antecipado ou tentou censurar a autonomia das avaliações.

O Escritório NN Advogados é o primeiro e único do ramo em todo o país a fazer parte da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

A título de curiosidade: Carlos Nicodemos e Frans Nederstigt também são fundadores da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal, que completará 26 anos no próximo dia 3 de maio. A instituição tem uma longa trajetória na defesa dos direitos humanos e das minorias consideradas vulneráveis.

* Reportagem e fotos: Diego Francisco

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top