Você esta aqui
Home > Notícias > Projeto Legal integra nova Secretaria Executiva do Fórum DCA RJ

Projeto Legal integra nova Secretaria Executiva do Fórum DCA RJ

O Fórum Estadual de Defesa da Criança e do Adolescentes do Rio de Janeiro (Fórum DCA RJ) elegeu a nova Secretaria Executiva, no último dia 28 de outubro. Três instituições foram eleitas: a Organização de Direitos Humanos Projeto Legal, representada pela coordenadora executiva Monica Alkmim, a Rede Rio Criança, representada por Márcia Gatto, e a Associação Pamen Cheifa, representada por Fátima Silva.

Essa nova secretaria teve atuação imediata, já com a assembleia de posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CEDCA-RJ), no dia 30 do mesmo mês.

“A participação do Projeto Legal no Fórum DCA RJ reforça o papel que temos na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente ao longo dos 26 anos de existência da instituição, por vivenciarmos inúmeras violações de direitos humanos, principalmente em áreas de comunidade e de grande vulnerabilidade social. O que reforça a necessidade de unirmos forças para denunciar e para garantir o cumprimento de direitos constitucionais e também previstos no Estatuto da Criança e do Adolescentes. Particularmente, é uma honra estar ao lado de companheiras queridas com experiência em políticas públicas de integração, inclusão social e em defesa de crianças e adolescentes. Mais do que interesses comuns, temos uma grande sintonia e afinidade no desenvolvimento do nosso trabalho, o que nos ajudará a tornar o fórum bastante ativo, combativo e atuante”, avaliou Monica Alkmim, do Projeto Legal.

“A Rede Rio Criança compôs o CEDCA-RJ por 4 anos e nos últimos 15 meses esteve na presidência. Estamos saindo do CEDCA-RJ, que foi um grande desafio, e agora assumimos a secretaria executiva do Fórum DCA RJ junto com o Projeto Legal e a Pamen Cheifa. A Monica Alkmim, a Mária de Fátima e eu, todas ex-presidentes desse Conselho, temos muito a contribuir com o fórum estadual. Levamos toda a nossa experiência em conselhos de direitos e também por integrarmos grupos de luta pela promoção e defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes. Temos um grande desafio pela frente, uma vez que o Estado do Rio de Janeiro, por meio da política de segurança pública que vem sendo implementada, tem promovido uma política agressiva, violadora de direitos, com índices altíssimos de homicídios, praticados especialmente por agentes do Estado. Há muito o que se fazer. Queremos desenvolver um bom trabalho e contamos com a participação de todo o coletivo e das instituições que integram o fórum”, pontuou Márcia Gatto, da Rede Rio Criança.

O mandato dessa gestão da Secretaria Executiva vai até 2023.

Reportagem: Diego Francisco

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top