Você esta aqui
Home > Editorial > Megaeventos Esportivos

Megaeventos Esportivos

A cidade do Rio de Janeiro vem passando por transformações urbanas profundas nas diversas regiões da cidade. Os megaeventos têm trazido para o Rio uma nova concepção urbana como parte do processo de reordenameno para sediar os grandes eventos esportivos.

Os megaeventos esportivos realizados na cidade do Rio de Janeiro, como os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo FIFA 2014, bem como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano, são apresentados à população como portadores de um legado a ser deixado para a cidade.

Esses grandes eventos são apontados como um meio de desenvolvimento acelerado. Trazem a perspectiva de que são uma excelente oportunidade de alavancar  a modernização de países que não fazem parte do rol dos países desenvolvidos na organização mundial , como o Brasil.

Sediar uma Olimpíada em 2016 logo após ter sido sede de  outros três grandes eventos trouxe e trás para o país atenções esportivas de todo o mundo. São megaeventos que pressupõem uma estrutura do tamanho e grandiosidade do momento esportivo mundial.

As grandes obras transformam a vida do cidadão e aumentam possíveis violações dos direitos da população. As obras para facilitar a mobilidade urbana na Copa do Mundo, assim como as construções dos megas estádios e das vilas olímpicas desencadearam inúmeros desrespeitos aos Direitos Humanos dos moradores das cidades que sediaram os jogos.

A pesquisa realizada pelo “Observatório da Metrópoles” aponta que os megaeventos esportivos fazem parte da adoção de um padrão de governança empreendedorista neoliberal, que promove um novo ciclo de mercantilização em nossas cidades. A atuação desses grandes eventos está associada à promoção de novos canais decisórios que subordina o poder público aos interesses do mercado e descarta qualquer participação social.

Precisamos pensar quais  são de fato os legados que estão sendo deixados no país.  Para quem são destinados esses legados?

Estamos falando de um projeto de poucos com impacto na vida de muitos. Por enquanto não podemos falar de um grande legado para a população carioca. Não enquanto sediamos  eventos esportivos de grande porte e continuamos com a maioria de nossas escolas públicas sem quadra ou espaços esportivos.protesto-campanha-olimpiada-para-quem-

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top