Você esta aqui
Home > Notícias > Advogado do Projeto Legal toma posse na Comissão de Direito Internacional da OAB-RJ

Advogado do Projeto Legal toma posse na Comissão de Direito Internacional da OAB-RJ

O advogado Carlos Nicodemos, da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal, tomou posse como presidente da Comissão de Direito Internacional da seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), na tarde desta segunda-feira (25/3). O evento, cujo tema foi ‘Os desafios da democracia no mundo globalizado’, ocorreu na sede da entidade, no Centro do Rio.

O evento contou com as palestras do ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Vannuchi – também ex-membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) – e da advogada Aline Albuquerque, da Advocacia Geral da União (AGU), que aproveitou a ocasião para divulgar seu livro ‘Capacidade Jurídica e Direitos Humanos.

O ex-ministro deu uma verdadeira aula de História sobre os direitos humanos no contexto da globalização, com ênfase à aplicação do Código Hamurabi e à escravidão em nível mundial. Além disso, destacou para a importância de se incentivar o respeito aos direitos humanos nas empresas.

“A luta pelos direitos humanos tem que invadir as empresas, para não repetir o que aconteceu em alguns supermercados”, disse o ex-ministro, em alusão a agressões cometidas por seguranças dos estabelecimentos a clientes e a um cachorro.

Paulo Vannuchi também enfatizou para a importância da democracia por meio do voto, referendo e plebiscito e instou a participação popular.

Já a advogada Aline Albuquerque apontou para a questão da falta de capacidade mental como a ‘morte civil’.

* Reportagem e foto: Diego Francisco

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top