Você esta aqui
Home > Notícias > Advogado do Projeto Legal fala sobre o sistema carcerário brasileiro em Congresso de Criminologia

Advogado do Projeto Legal fala sobre o sistema carcerário brasileiro em Congresso de Criminologia

O advogado da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal Carlos Nicodemos marcou presença no II Congresso Nacional de Criminologia, Direito e Processo Penal, sob o tema Direitos Humanos e Segurança Pública. Sua palestra abordou o sistema carcerário brasileiro. O evento aconteceu no último dia 9 de novembro, na seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), no Centro do Rio, e foi promovido pelo Instituto Anjos da Liberdade.

“Quero falar sobre penalidades a partir da perspectiva dos direitos humanos. Do papel que o Estado brasileiro deixa de cumprir na ressocialização dos detentos, das condições precárias das carcerárias, das situações vexatórias em que os familiares são expostos durante a visita nos presídios e da falta de cuidados na saúde dos presos (…) No mês passado, denunciamos, por meio do Projeto Legal, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) a situação crítica do sistema penitenciário e as flagrantes violações de direitos humanos, durante uma audiência no Colorado, nos Estados Unidos”, contou Carlos Nicodemos.

Na ocasião, o advogado criticou a recente declaração do futuro governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel sobre a intenção de colocar atiradores de elite para ‘abater’ bandidos de fuzil e os riscos para o cidadão comum.

“Atuar em defesa dos direitos humanos é lutar por você mesmo e pelos demais. É lutar para que seus direitos como cidadãos e como indivíduo sejam garantidos, preservados e respeitados”, complementou.

* Reportagem e fotos: Diego Francisco

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top