Você esta aqui
Home > Notícias > Advogado do Projeto Legal comenta em rádio decisão do STF de inconstitucionalidade da prisão em 2ª instância

Advogado do Projeto Legal comenta em rádio decisão do STF de inconstitucionalidade da prisão em 2ª instância

O advogado do Projeto Legal Carlos Nicodemos concedeu entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, na última sexta-feira (8/11), comentando sobre a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de respeitar o Código Penal e declarar inconstitucional a obrigatoriedade da prisão de condenados em segunda instância. Desse modo, a suprema corte ratifica o direito que o réu tem de responder em liberdade até o trânsito em julgado do processo.

“Todo o ordenamento jurídico brasileiro e a melhor ordem jurídica internacional toma a prisão como uma exceção à regra, que é o estado de liberdade. Essa é uma premissa. Prender alguém em qualquer fase do processo, diante de condições objetivas estabelecidas, não há nenhum impedimento. Assim prevê o Artigo 312 do Código de Processo Penal. Em segundo, não podemos ‘fulanizar’ esse debate. Assistimos ontem uma discussão na principal corte jurídica do nosso país e vivemos dentro do estado civilizatório um sistema de freios e contrapesos, o supremo apreciar a constitucionalidade do Artigo 283 do Código Penal à luz da nossa Constituição Federal. Então, não é possível ‘fulanizar’, dizer que isso atendeu a fulano ou a cicrano. Sabemos que o sistema prisional no Brasil tem uma superlotação com quase 800 mil pessoas, e o problema da prisão sem o esgotamento do trânsito em julgado é o menor dos problemas. Presos provisórios correspondem a 40% do universo prisional”, destacou Nicodemos.

Por 6 votos a 5, os ministros do STF decidiram sobre a questão da prisão em segunda instância. O tema ganhou notoriedade, porque, segundo críticos, poderia favorecer ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que responde a processos no âmbito da operação Lava-Jato. O petista foi preso em abril de 2018 e libertado via habeas corpus na última sexta-feira (8).

O advogado também sustentou que colocar uma pessoa no centro do debate significa levar para o lado político o ordenamento jurídico brasileiro. Além disso, comentou que o processo precisa ser fundamentado para avaliar eventuais riscos que um réu possa representar à sociedade, às testemunhas e ao devido processo legal.

“O que temos de considerar é a premissa de que a liberdade é a regra e a prisão, a exceção, não o inverso”, completou, em alusão à presunção da inocência até que se prove o contrário.

* Crédito reportagem e foto: Diego Francisco

Ouça a entrevista completa abaixo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top